4/24/2009

II. A causa

Contudo o motivo para essa reunião familiar desta vez era especial. Seria a comemoração pelo 85º aniversário da matriarca dos Fontaine. Maximilienne, senhora respeitada tendo conquistado todo esse respeito ao longo de toda a sua vida graças as suas crenças, irredutibilidade de suas tradições, sagacidade e sabedoria adquirida por meio de muitas experiências de vida. Seu papel de figura influente ainda persiste, mas cada vez mais vem sendo sobreposto pela figura de uma senhora frágil que gosta muito de conversar e contar suas histórias. Como sempre ela estava bastante elegante.

Por ser o motivo do encontro, ela era os ouvidos mais disputados, todos queriam passar alguns momentos ao lado dela, mesmo ela não ouvindo muito bem graças a ação do tempo sempre implacável. Ela sempre acessível e simpática a todos, até mesmo com aqueles do qual ela não se agradava muito, no caso esses tais não possuíam o seu sangue, eram todos esposas, namoradas ou qualquer outra definição que se possa dar. Por conviver tanto tempo com ela cedi voluntariamente o meu espaço para os demais, só chegava junto dela para fazer uma ou outra brincadeira com ela já que ela gostava tanto desse meu jeito. Foi por agir espontaneamente que ela passou a me considerar o seu neto preferido. Decerto o fato de eu estar sempre disposto a escutar pacientemente o que ela tinha a me dizer e da mesma forma ser ouvido por ela contribuíram muito para que eu chegasse ao tal status.

Entre uma conversa e outra ela fazia as dedicatórias do seu tão esperado e almejado livro de poesias finalmente publicado. Poesias simples, porém de uma sinceridade ímpar. Simples como ela, se fosse colocado somente o nome “Maximilienne” em cada uma das páginas já estaria suficiente para passar toda a beleza da simplicidade de uma poesia bem feita. Ao mesmo tempo, cada um dos que ali estavam assinavam e deixavam uma mensagem para ela em cartões que ela viria a lê-los posteriormente.

2 Comenta aqui, campeão!:

Aline Lucena disse... [Responder comentário]

Quanta imaginação! :D
Pelo menos vejo que com a avó do menino lá, ele n era so de 'oi' :D

Luana Silva disse... [Responder comentário]

ai, poesia *-*
adorei o nome da senhora, haja imaginação! só tenho uma reclamação a fazer: você demora muito para postar! u.u
assahasusahsauhash
brincadeiras a parte, seus textos me faz querer saber, cada vez mais,o que vem depois, como todo bom livro. parabéns :)