5/29/2009

Resfriadozinho!


Em meio a todo esse caos mundial da H1V1, a famosa "Gripe Suína", eu fico pensando no que é a dengue no Brasil atualmente. Em todo o mundo foram registradas 99 mortes decorrentes da pandemia e por isso está havendo todo um alarde, notícias diárias, pessoas com máscaras cirúrgicas em todos os lugares, um carnaval só. Beleza, é uma doença que mata. Mas a imprensa no mundo está lucrando em cima disso de um jeito nunca antes visto e as pessoas estão engolindo essa corda, inclusive, pasmem, no Brasil. Digo "inclusive" aqui no Brasil porque só na Bahia morreram 25 pessoas em decorrência da dengue, nem me dei ao trabalho de pesquisar números nacionais. Atentem, 25 mortes em um ESTADO enquanto a outra foram 99 em TODO O MUNDO. E mesmo assim a H1V1 vem tendo muitíssimo mais espaço na mídia. Dá pra entender? Não.

Mas claro que há uma constante cobrança da população por medidas governamentais para combater a dengue aqui. Lembro que a dengue "surgiu" por volta de 1998, por aí, todo mundo pegou (menos eu, até hoje estou invicto) e com isso surgiram as campanhas para o combate a esse mal, eram carros fumacês na rua, fiscais indo de casa em casa, propagandas nos meios de comunicação, etc. Porém após esse ano foi surto atrás de surto e cada vez mais gente morrendo por isso. Apesar dos esforços a luta está sendo vencida pelo mosquito. E tome gente indo na tv enquanto enfrenta filas nos hospitais públicos reclamar do governo. Só esquecem de um detalhezinho de nada, o maior fiscal de saúde contra a dengue é o próprio povo e o maior alvo dessa doença é o mesmo. Mas o brasileiro, fica esperando vir alguém com um crachá do estado bater em sua porta para tirar a água dos vazos de seu quintal como se ninguém soubesse que isso é o que gera novos mosquitos.

Quando o brasileiro quiser acabar com a dengue ele irá conseguir facilmente. Só mudar um pouco de seu "jeitinho" típico. Quanto a suína é só esperar a moda passar que ela passa também.

1 Comenta aqui, campeão!:

Mayra disse... [Responder comentário]

É a globalização do mundo e das doenças meu amigo. Mas o nosso problema aqui no Brasil é falta de consciência do povo, se cada um cuidasse do seu quintal, destruindo focos de larvas, derramando a água dos depósitos, deixando de lado o do vizinho, não teríamos tantas mortes por causa desse mosquitinho infeliz. Eu já tive dengue uma vez, e é ruuuim demáss!
Aí quando começam a pipocar as mortes, a culpa é do fumacê que não passa nas ruas, do vizinho que acumula água... etc. A bagunça individual transforma-se em problema social.
Só mais uma coisinha, quem morre de gripe suína, vira espírito de porco??
Bjs e bom finde!!