8/27/2010

Tempos modernos


Imagine que você é Henry Ford, dono da montadora de automóveis Ford. Você decide lançar um novo carro no mercado, porém antes de dar início ao processo de montagem você é informado por seus engenheiros que no projeto há um erro e caso ele não seja solucionado haverá uma grande possibilidade de defeito no carro, havendo inclusive grandes chances de ocorrerem acidentes graves em decorrência dessa falha na estrutura do veiculo.

Henry Ford simplesmente manda iniciar a linha de montagem e que após os carros já estarem nas ruas sob posse de seus proprietários vocês convocarão um recall para solucionar esse problema. Porém fazer o recall no futuro gerará uma prejuízo a montadora muito maior que a mera correção do defeito antes da fabricação do automóvel. E pior que isso, qual o preço de uma vida perdida em decorrência de um acidente causado por essa falha?

Bem incoerente tudo isso, né? Beira a insanidade.

Pois bem, é isso que o atual governo federal vem fazendo com a educação no Brasil ao investir fortemente no ensino superior, deixando de lado o ensino fundamental e médio. Ao não prepara adequadamente a criança e o jovem, ele chega no ensino superior sem condição nenhuma de absorver aquilo que lhe é "empurrado". Acaba que simplesmente a maioria dos que terminam o ensino médio não possuem a menor condição de passar num vestibular e entrarem em uma faculdade pública, o fim desses jovens é fácil de se encontrar nos cadernos policias dos jornais.

O muleque sai do colégio mal sabendo somar, o que raios ele vai fazer nesse mundo? A resposta disso quem sabe muito bem é a criminalidade. Não seria mais lógico que houvesse um investimento pesado no ensino de base para que o jovem saia da escola com condições de lutar por seus sonhos de igual para igual com qualquer estudante que frequentou os melhores colégios particulares do Brasil? Ao investir unicamente no ensino superior, o governo só está dando uma satisfação à sociedade ao mostrar que está construindo faculdades aos montes.

Como se o Brasil não estivesse sobrecarregado de advogados, administradores e gente sem educação nenhuma...

3 Comenta aqui, campeão!:

Jean disse... [Responder comentário]

Concordo. Acho que a solução pra quase tudo começa por uma boa educação que estimule o raciocínio e o senso crítico das pessoas. As coisas não mudam por que o mundo eh podre e a escala de prioridades eh um lixo.
Vai ser tudo um bolo de bosta ateh q a gente morra provavelmente.

Carla Rodrigues disse... [Responder comentário]

Vote André Maciel para presidente

Vi Lins disse... [Responder comentário]

Concordo em tudo.
'Melhor selecionar bem as sementes, do que plantá-las defeituosas e futuramente ter que usar "remédio" para sará-las' ;)