8/12/2012

Declare guerra



Nos últimos dias vivemos intensamente o clima dos jogos olímpicos e agora o clima será de eleições municipais. A relação que há entre essas duas situações é a importância dos esportes na formação de uma sociedade mais justa.

Não creio que haja algo mais próximo dá tão almejada (e tão utópica) paz que todos nós desejamos tanto do que os Jogos Olímpicos. Durante todo o evento todos os povos do mundo (sim, todos já que no COI há mais federações do que na própria ONU) convivem em harmonia, apesar de todo o clima de competitividade. A cerimonia de encerramento das Olimpíadas é uma das manifestações produzidas pelo homem mais bonita que eu já vi. 

Só o esporte pode propiciar tal cena. Isso porque o esporte não só forma atletas, forma também pessoas de bem com caráter e dignidade, características que faltam e muito a nossa volta. E sempre faltou, e sempre faltará. 

Isso só ocorre porque os esportes estão ligados diretamente à educação, as grandes potencias do esporte tem como principal característica a íntima relação entre os esportes e a educação. Atletas de alto nível são forjados desde crianças nas escolas e não nas ruas dando bola para eles ficarem brincando na rua.

Porém duvido muito que um dia o esporte tenha seu devido valor no Brasil, simplesmente porque isso não gera votos para aqueles que deveriam investir nisso tudo. E principalmente porque o esporte torna o homem mais digno e o homem quando tem sua dignidade não se vende jamais.

1 Comenta aqui, campeão!:

Jean disse... [Responder comentário]

Concordo plenamente. No Karatê eu aprendi coisas tão ou mais importantes do que as que aprendi na escola.
Infelizmente brother, no mais, n tenho nenhuma esperança real de que o esporte receba o seu devido valor no Brasil dentro de muitos anos.