2/01/2011

O que é ser um Kodansha?

"Ser um Kodansha é ter um nível de pós-graduação dentro do Judô. Dado notório conhecimento técnico, filosófico e moral. Portanto é a imagem de uma grande fonte de conhecimentos, ele deve ter a última palavra, o porto seguro e, para isso, sua liderança deve ser estabelecida naturalmente pelo seu carisma e sabedoria, conquistando assim o respeito e admiração de todos. É considerado mestre (Shihan) porque detém maior conhecimento técnico, dispondo de imagem inabalável, dada sua conduta impecável perante a sociedade. É símbolo de dedicação, persistência, caráter, honra, honestidade e sabedoria. Deve ser o modelo a ser seguido, já que sua posição é de perpetuador dos ensinamentos do mestre Jigoro Kano e representante da Kodokan."

Acabei de saber que perdi meu Sensei Jorge Titico. Sensei, Shihan, Mestre, Kodansha, nenhum título será o suficiente para refletir a importância dele. Foi um pai, mais do que isso. Para uma pessoa que nunca teve filhos, sempre tratou todos os seus alunos como verdadeiros filhos. Tendo o respeito e admiração de todos sem nunca precisar levantar a voz, sempre com o sorriso no rosto.

O significado que ele tem em minha vida é imensurável, "um porto seguro". Poucas pessoas nesse mundo acreditavam tanto no meu potencial como ele. Quando todos se calavam a minha volta, quando nem eu mesmo acreditava em mim, ele sempre esteve ao meu lado me motivando, vendo meu potêncial quando ninguém mais via, fazendo com que eu me levantasse após uma queda, mesmo eu achando que não teria forças para isso. Estou me sentindo perdido agora, impossível se sentir diferente. Sem chão. Porém, ao mesmo tempo me sinto forte, pois me vem a mente todos os ensinamentos dele.

Carregarei comigo até o fim a imagem do guerreiro que foi ele em vida e em espírito, lição que colocarei na prática em todos os momentos pelo resto da minha vida e farei questão de passar para todos aqueles a minha volta. É o mínimo que eu posso fazer. Sei que será muito difícil voltar ao Dojo e não ter sua presença tão alegre lá. Dizem que ninguém é insubstituível, mas o senhor é.

Vai em paz, Sensei Titico. Vai com a certeza do dever cumprindo e que seus discípulos continuarão aqui perpetuando seus ensinamentos. Carregando sempre no coração a saudade de você.

Oss

Edit: esse já é a terceira vez que edito esse post. Hoje Deus levou para o seu lado Vó Lúcia, não era minha avó de sangue, mas tínhamos o mesmo sobrenome e o mais importante, o carinho e o amor que há entre uma avó e um neto. Novamente não sei o que falar, mas muitas palavras que eu falei acima servem para ela. Obrigado por tudo, Vó Lúcia.

4 Comenta aqui, campeão!:

Carla Rodrigues disse... [Responder comentário]

Não sei o que falar,mas como você disse: "estamos treinados" para isso.Então não preciso dizer mais nada.

Eric Guedes disse... [Responder comentário]

=/ força parceiro...

carolfbm disse... [Responder comentário]

Não tenho nem o que dizer, só que sinto muito... Deus te dê força!

Unknown disse... [Responder comentário]

Leva os ensinamentos do teu Sensei, e usa eles da melhor forma em tua vida.