11/11/2011

Risoflora


Não estou curtindo muito meus últimos textos, prefiro falar de coisas mais bonitas que toda aquela depressão. Como quem sabe faz e quem não sabe copia, eu vou contar uma historinha com a enorme colaboração de Hugo Arraes e Lu, além de um tal de Chico.

Risoflora é uma das músicas mais bonitas que eu já ouvi, mas depois que eu entendi um pouco mais sobre ela é que eu passei a admira-la ainda mais. Se eu fosse uma mulher e um cara escrevesse algo do tipo pensando mim, ele não precisaria fazer mais nada por mim pelo resto de nossas vidas.

Segundo o próprio Chico, é uma música que fala do amor de um pescador marginal por uma lavadeira. Mas é muito, muito mais do que isso. Risoflora, ou Rhizofora Mangle, é a vegetação típica do mangue, na qual inclui também um tipo de flor. Possui a característica de ter suas raízes elevadas, assemelhando-se à braços.

Reza a lenda que ele escreveu essa música para a sua mulher na época, Maria Duda. Ao dizer que ele é um caranguejo e está de andada, significa que ele estava sem destino. O uso do “caranguejo” e da “risoflora” não foram por acaso, na natureza, um depende do outro pra viver. Um vive pelo o outro, sem um, o outro não vive.

Chico, assim feito eu, também é era pisciano, “daqueles que têm uma tendência atávica a se apaixonar - e sofrer”. Bem, só posso dizer que entendo bem tudo o que ele quis dizer com essa letra.

Eu sou um caranguejo e estou de andada
Só por sua causa, só por você, só por você
E quando estou contigo eu quero gostar
E quando estou um pouco mais junto eu quero te amar
E ai de deitar de lado como a flor que eu tinha na mão
E ai esqueci na calçada só por esquecer
Apenas porque você não sabe voltar pra mim
Oh Risoflora !
Vou ficar de andada até te achar
Prometo meu amor vou me regenerar
Oh Risoflora !
Não vou dar mais bobeira dentro de um caritó
Oh Risoflora, não me deixe só
Eu sou um caranguejo e quero gostar
Enquanto estou um pouco mais junto eu quero te amar
E acho que você não sabe o que é isso não
E se sabe pelo menos você pode fingir
E em vez de cair em suas mãos preferia os seus braços
E em meus braços te levarei como uma flor
Pra minha maloca na beira do rio, meu amor !
Oh Risoflora !
Vou ficar de andada até te achar
Prometo meu amor vou me regenerar
Oh Risoflora !
Não vou dar mais bobeira dentro de um caritó
Oh Risoflora, não me deixe só.”

3 Comenta aqui, campeão!:

Luana Silva disse... [Responder comentário]

Eu acho que só de escrever uma música falando de amor, pensando em mim, eu já me derreteria. "Não precisar fazer mais nada por mim" é demais, mas eu pensaria na música sempre antes de reclamar de alguma coisa. Não precisa nem ser tão bonita como essa, só de ser feita com carinho já é tão importante quanto.

carolfbm disse... [Responder comentário]

Pois é, eu também acho que só de ter a intenção de fazer uma música pensando em mim, eu me derreteria! Eu sei que é clichê dizer, mas sinceramente, Chico Science é um gênio!

Carla Rodrigues disse... [Responder comentário]

Lindo,lindo.