2/27/2011

Bum Bum Bum


Parando um pouco pra pensar eu vejo quão impressionante é a minha capacidade de atingir as pessoas a minha volta pelas explosões que acontecem dentro de mim. Cara, isso dá medo! Porque já machuquei muita gente inocente com esses pipocos, simplesmente não consigo controlar a reação disso. Não falo de raiva ou algo do tipo, falo de transtornos mais complexos dentro de mim, coisas que me afetam demais, me abalam. Por mais que eu tente suprimir isso dentro de mim, o pouco que escapa resvala em quem menos merece justamente por estar mais próximo de mim.

O mais chato é que eu não sei o que fazer nessas situações, se exponho minha situação de uma vez correndo o risco de saturar a outra pessoa com toda a pressão que está sobre mim ou se continuo guardando e fazendo o possível para controlar essas explosões. É difícil, complicado, perturbador e frustrante. A sensação de ver alguém que você queria muito que estivesse ao seu lado indo embora em razão de algo que você não sabe o que fazer só piora toda a situação.

2/18/2011

Todos continuam surdos


Mais de uma pessoa nos últimos dias me falou que se eu quisesse ser mais feliz em minha vida deveria me preocupar menos com os problemas dos outros. A primeira vista interpretei isso somente em não me preocupar tanto com em resolver os problemas alheios, sempre fui assim, é meu jeito. Mas hoje de manhã vi que esse conselho é mais profundo, e mais simples ao mesmo tempo: devo me preocupar menos com os problemas dos outros (algo já comentado no post anterior). No caso, devo evitar me apegar tanto aos defeitos (problemas) dos outros, não deixar que as frustrações alheias me atinjam, me afetem, e dessa forma me deixem tão frustrados quanto elas.

Só consegui ver essa mensagem dessa maneira hoje pela manhã quando liguei para alguém para dar uma notícia boa, contar sobre algo que me fez bem, e essa pessoa fez o possível para me convencer que isso que me aconteceu não foi bom, fez de tudo para me colocar para baixo. Eu não vou citar a história porque a pessoa vai se ligar e vai vir encher o meu saco, mas vou tentar dar uma floreada nela. Essa coisa boa que aconteceu na minha vida, a primeira vista foi ruim, mas eu consegui tirar a lição dela, ver o lado bom e me apeguei a ele, e mais importante, dessa parte ruim eu tirei forças e motivação para fazer isso do jeito certo. Essa outra pessoa ao invés de me dar apoio para eu fazer o certo agora porque o que tá feito, tá feito, não, preferiu ficar batendo na tecla do erro.

Mas tudo bem, nada como ficar surdos vez ou outra. Ajuda a sorrir mais.

2/07/2011

Well I guess this is growing up


Você percebe que está crescendo quando percebe a sua mudança de atitudes em certos atos, detalhes mesmo. Você agia de uma determinada forma, sem nem parar para pensar na razão de agir daquele jeito, e agora nas mesmas situações age de forme completamente diferente.

Eu sempre que possível tentava adequar o meu jeito de ser de acordo com a menina que eu estivesse me envolvendo, só pra agradar ela. Devia agir assim por causa da insegurança em mim mesmo, não confiar que eu, do jeito que eu fosse, poderia agradar a alguém. Agia assim sem perceber o que estava fazendo.

Hoje vejo que faço diferente, estou bem mais "foda-se". Não mudo meu jeito, minha atitude, meu comportamento pra mulher nenhuma. Se me quiser que me queira assim, se não gosta tem quem queira (mas tem que ver se eu quero também).

Comecei o post querendo falar de uma coisa e acabei falando de outra, ainda estou revoltado com a derrota do Sport para os Banguelos (estou escrevendo isso no dia do clássico). Mas enfim, o que eu realmente queria falar é que uma atitude minha que eu percebi que mudou foi as minhas intenções quando eu me interesso por uma menina e vou atrás.

Antes eu me envolvia com uma menina já pensando em quando iria acabar. Famoso desapego de adolescente. Agora eu quando me interesso por uma menina procuro focar em todos os pontos que poderão fazer com que eu e ela possamos dar certos juntos, não foco mais nos pontos negativos. Aprendi que pontos negativos sempre existirão e que se você realmente gosta de alguém tem que aprender a conviver com eles. Você não gosta de alguém pelos defeitos e sim pelas virtudes, então por que não focar nesses pontos positivos?

Procuro agora meninas/mulheres (nunca sei qual termo usar, apesar de preferir "meninas", mesmo que eu me refira à "mulheres") que eu veja futuro. Não basta ser bonita, mas tem que ser bonita e simpática. Não basta ser inteligente, tem que ser inteligente e esforçada. Não basta ter ambições, tem que ser disposta. Difícil achar alguém assim, né? É nada, só olhar com mais cuidado a sua volta. Quando você gosta de alguém é fácil achar todos essas qualidades.

2/01/2011

O que é ser um Kodansha?

"Ser um Kodansha é ter um nível de pós-graduação dentro do Judô. Dado notório conhecimento técnico, filosófico e moral. Portanto é a imagem de uma grande fonte de conhecimentos, ele deve ter a última palavra, o porto seguro e, para isso, sua liderança deve ser estabelecida naturalmente pelo seu carisma e sabedoria, conquistando assim o respeito e admiração de todos. É considerado mestre (Shihan) porque detém maior conhecimento técnico, dispondo de imagem inabalável, dada sua conduta impecável perante a sociedade. É símbolo de dedicação, persistência, caráter, honra, honestidade e sabedoria. Deve ser o modelo a ser seguido, já que sua posição é de perpetuador dos ensinamentos do mestre Jigoro Kano e representante da Kodokan."

Acabei de saber que perdi meu Sensei Jorge Titico. Sensei, Shihan, Mestre, Kodansha, nenhum título será o suficiente para refletir a importância dele. Foi um pai, mais do que isso. Para uma pessoa que nunca teve filhos, sempre tratou todos os seus alunos como verdadeiros filhos. Tendo o respeito e admiração de todos sem nunca precisar levantar a voz, sempre com o sorriso no rosto.

O significado que ele tem em minha vida é imensurável, "um porto seguro". Poucas pessoas nesse mundo acreditavam tanto no meu potencial como ele. Quando todos se calavam a minha volta, quando nem eu mesmo acreditava em mim, ele sempre esteve ao meu lado me motivando, vendo meu potêncial quando ninguém mais via, fazendo com que eu me levantasse após uma queda, mesmo eu achando que não teria forças para isso. Estou me sentindo perdido agora, impossível se sentir diferente. Sem chão. Porém, ao mesmo tempo me sinto forte, pois me vem a mente todos os ensinamentos dele.

Carregarei comigo até o fim a imagem do guerreiro que foi ele em vida e em espírito, lição que colocarei na prática em todos os momentos pelo resto da minha vida e farei questão de passar para todos aqueles a minha volta. É o mínimo que eu posso fazer. Sei que será muito difícil voltar ao Dojo e não ter sua presença tão alegre lá. Dizem que ninguém é insubstituível, mas o senhor é.

Vai em paz, Sensei Titico. Vai com a certeza do dever cumprindo e que seus discípulos continuarão aqui perpetuando seus ensinamentos. Carregando sempre no coração a saudade de você.

Oss

Edit: esse já é a terceira vez que edito esse post. Hoje Deus levou para o seu lado Vó Lúcia, não era minha avó de sangue, mas tínhamos o mesmo sobrenome e o mais importante, o carinho e o amor que há entre uma avó e um neto. Novamente não sei o que falar, mas muitas palavras que eu falei acima servem para ela. Obrigado por tudo, Vó Lúcia.