7/15/2011

Xote dos Milagres


Eu não consigo entender o que se passa na cabeça daquele torcedor que vai para o estádio, assistir ao seu time do coração jogar, e no primeiro gol que seu time leva ou na primeira jogada que dá errado ele começa a vaiar ferozmente toda vez que seu jogador toca na bola.

Gostaria muito de saber qual é o time do mundo que responde bem a vaias, que depois que a torcida começa a despejar toda sua revolta em campo através de vaias e xingamentos faz com que os jogadores se dediquem mais e busquem a vitória como nunca. Se alguém me falar um só exemplo disso eu deleto esse post.

Até onde eu sei a função de um torcedor é justamente torcer. E segundo o Michaelis, o 14° significado de “torcer” é “Desejar a vitória de um grupo desportivo, gesticulando, gritando etc”. Pois bem, se você está lá em campo e sua torcida começa a vaiar, você irá entender que ela está desejando a vitória? Eu não entenderia assim.

O problema de muita gente é não saber apoiar aquele que ama. Querem até incentivar essa pessoa, porém o fazem de forma errada e acabam causando o efeito o contrário, o mesmo efeito que uma vaia causa em um jogador, de desmotiva-lo, de fazer com que ele se sinta inferior. Como é bem simples, se você quer me incentivar a fazer algo, não fique expondo minhas falhas e batendo insistentemente nessa tecla, porque eu vou me convencer que eu sou aquela falha, você só estará me colocando pra baixo. Ao invés disso, procure aplaudir os meus acertos, mostrar que se eu acertei uma vez posso acertar outras vezes até conseguir o sucesso. Isso sim me instiga a querer mais e mais.

Até porque se eu sou jogador e vejo uma pessoa na arquibancada vestindo a mesma camisa que eu, só posso esperar que ela torça por mim. Já basta a torcida a adversária me vaiando e xingando o tempo todo. Se não quer torcer, fica em casa calado, você vai ajudar bem mais seu time do que se tivesse lá na beira do campo.

3 Comenta aqui, campeão!:

Carla Rodrigues disse... [Responder comentário]

Apontar os erros adversários é muito mais fácil do que enxergar os próprios.

Maria Clara Gallindo disse... [Responder comentário]

Não só em jogo de futebol, a maioria das pessoas tem o péssimo hábito de dar valor as "coisas" somente quando estão no "auge".

Jean disse... [Responder comentário]

Meu time tem um problema parecido. E tbm tenho um. Apoiar é uma arte que pouca gente sabe fazer direito, principalmente quando existe uma relação de dependência entre as duas pessoas.