5/06/2012

My sweet lord



Um dos temas mais frequentes que eu venho vendo no Facebook é a guerrinha religiosa, quase uma Jihad, entre crentes (no sentido daqueles que creem em sua religiosidade) e os que não creem nisso. Muita coisa absurda e muita coisa ponderada, mas eu não tenho como negar que geralmente tomo partido pelo lado ateísta da coisa.

Não que eu seja ateu, sinceramente não sei onde me enquadro nisso tudo, talvez eu seja simplesmente agnóstico. Por mais que eu tenha tido uma formação religiosa, Católica, escrito aqui orações (que ainda faço), etc, cada dia que passa eu perco a fé nesse Deus que eu me apresentaram, e apresentaram a maioria de vocês. Como também já escrevi aqui.

Não tenho vergonha ou receio de dizer que mudei minha forma de pensar, meu conceito sobre determinado assunto. Essa é a única certeza que tenho na vida: vou continuar mudando sempre. Pois bem, voltando ao tema, minha descrença é voltada principalmente à religiões. Não acredito nesse conceito de um ser perfeito, uma vez que dizem que Deus é nossa imagem e semelhança. Muito menos acredito que haja representes dele aqui na terra com a missão de propagar sua palavra. Vejo esses mensageiros simplesmente como seres hipócrita (muitas vezes iludidos, acreditam mesmo serem isso que pensam) e geralmente possuídos por preconceitos (achar que eles são os certos e os outros são errados). E por pensar assim já estou sendo preconceituoso, mas eu sou humano, não nego.

Eu gostaria muito de ter uma fé cega em algo, não posso negar que aqueles que possuem isso conseguem mais forças para enfrentar a vida. Tem  essa fé como base. Eu não tenho mais, espero um dia ter novamente, não cega, mas simplesmente não encontro nada com que eu me identifique. Nada faz sentido para mim.

Acabo que deposito esse meu potencial em seres terrenos. Em pessoas que eu possa ter como exemplo por sua conduta, em textos e músicas que eu me façam refletir sobre a minha vida, etc. Fé em Deus é fé em tudo (já que ele é tudo, né?), pode ser fé em qualquer coisa.  No momento prefiro simplesmente acreditar em certezas e reconhecer minha ignorância.

Vejo o que está a minha frente já que não consigo ver além do que se pode ver. É nisso que eu acredito. É nisso que eu posso acreditar. Acreditar no que eu deveria acreditar não é só uma questão de fé, é preciso uma força maior.

Só Beatles em carreira solo esse mês.

2 Comenta aqui, campeão!:

Laura Lira disse... [Responder comentário]

Creio que o que está acontecendo com você é sua reação inconsciente diante de tantas balelas ridiculamente questionáveis que tentam nos empurrar como verdade absoluta, de tanta insistência travestida de mensagem divina, as quais só tem um objetivo: angariar dinheiro. Nos dias de hoje, eu diria que DEUS não é tão feio quanto se pinta. Depois de muito tempo pensando sobre isso, sendo atormentada pelas mesmas dúvidas e incertezas que você, depois de vencer a culpa de não ter convicção da existência do "todo poderoso", depois de solucionar o mistério que é a contradição que diz que ele é nossa imagem e semelhança, mas ao mesmo tempo delineia um ser perfeito - algo completamente oposto ao que é o ser humano, como você mesmo diz no texto - eu criei o meu modo de acreditar, o meu Deus. Ele foge de qualquer antiga convenção, não se assemelha ao do panteísmo ou ao da cabala, só que ao mesmo tempo, é um misto disso tudo. Li sobre as verdades alheias e encontrei as minhas, que são tão errantes quanto um pequeno delinquente, mas me preenchem, por enquanto. Termino esse conselho ou tentativa de autoconvencimento - como prefira chamar - com uma de minhas frases prediletas, a qual só poderia ter sido dita pelo célebre Ralph Waldo Emerson: "fale o que você pensa hoje em palavras tão enérgicas quanto balas de canhão, e amanhã fale o que você pensar em palavras enérgicas novamente, mesmo que isso contradiga o que você disse hoje".

Laura Lira disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.