5/09/2008

DIY


Até bem pouco tempo atrás meu estilo era bastante diferente do que é hoje, eu não era tão eclético. Ir a um forró era o fundo do poço para mim afinal eu era um projeto de punk, pelo menos achava que era. Talvez eu até fosse, mas não nesse momento de intolerância, só posteriormente com o desenvolvimento da minha mentalidade. Eu adorava uma camisa preta e calça rasgada, deixei cabelo crescer e usava acessórios de metal. Era um estilo, gostava dele. Mas aos poucos fui percebendo que o meio em que eu vivia não era próprio para esse meu estilo, quem já se viu um matuto punk? Com o tempo comecei a gostar de micareta, de forró... Ou melhor, aprendi a aproveitar o ambiente em que eu estava, como eu tenho amigo de todo tipo consequentemente frequento todo tipo de ambiente.

Era fazer isso ou ficar o tempo todo em casa. Pois bem, mudei, mas algo ficou ainda. O estilo punk ficou para trás, mas algumas coisas da filosofia punk ficou, acho que no fim das contas é isso o que importa mesmo. O principio fundamental, pelo menos ao meu ver, do movimento punk é o DIY, "Do It Yourself", ou seja, "Faça você mesmo". Acho horrível o hábito do comodismo, de ver as coisas sendo feitas de forma errada e não fazer nada; e pior que isso, ficar só reclamando. Pô, se tá achando ruim vai lá e resolve! Pelo menos tenta! Se não aguenta mais ler tanta notícia de corrupção no Brasil faça sua parte, não seja corrupto.

Corrupção não é só por parte do deputado que rouba milhões, você quando suborno um guarda de transito tá sendo tão incorreto quanto o deputado. De grão em grão de areia se faz uma praia. Vejo a imagem do punk associada a marginalização, mas se você seguir o principio do DIY você agirá exatamente da forma contrária. Ser politicamente correto não é ser babaca, é ser consciente. Percebam que você vive em uma sociedade e cada um depende do outro. Agir corretamente 100% do tempo é impossível, uma hora você vai deixar cair um papel de chiclete no chão, acontece, mas se esforçar para que isso não aconteça é o primeiro passo para que isso não aconteça. Não precisa fazer um moicano e mandar todo mundo se foder, bastam atos simples que fazem uma diferença enorme.

Ainda escuto muito punk-rock e ainda tenho o mesmo All-Star sujo velho. Por que não tentar ser um pouco punk também pelo menos algumas horas do dia?

4 Comenta aqui, campeão!:

Pitty que Pariu disse... [Responder comentário]

Bem, você descreve bem nossos "processos". É difícil ter uma percepção deles quando tão recentes.
Enfim, nunca tive um "estilo" mais impactante. Mas certamente hoje sou bastante flexível com as possibilidades de entretenimento, cultura etc.

Jean disse... [Responder comentário]

Verdade esse lance que se vestir com o estilo tem bastante a ver com o meio que você frequenta.
Se vestir a gente se veste como for. Bom é cuidar daquilo que a gente joga pra cabeça.

Anônimo disse... [Responder comentário]

"Ser politicamente correto não é ser babaca, é ser consciente. "

pois é, concordo. Porém há muita gente que não pensa assim.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Não discordo de nada!
só para completar: é muito mais fácil ficar acusando o deputado de roubo ao invés de se conscientizar e admitir os próprios erros. O pior de tudo é quando você pergunta a alguém o porquê da pessoa ter roubado, por exemplo, a justificativa é se eles(políticos) fazem eu vou barbarizar também. Fala sério.